Praticagem presente na inauguração da biblioteca do Museu Naval de SC e posse da Soamar

A Praticagem do Brasil prestigiou a inauguração da biblioteca do Centro Cultural da Marinha, em Santa Catarina, e a posse, no mesmo local, do novo presidente da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil (Soamar-Brasil). César Amorim Krieger assume a presidência para o biênio 2018-2020 da entidade responsável pela aproximação da sociedade civil com a Marinha.

O local para a posse, no último dia 16/11, não poderia ser mais apropriado, já que o Museu Naval é fruto de uma parceria com o Instituto Cultural Soto, uma organização da sociedade civil.

Estiveram presentes o Comandante da Marinha, Almirante Leal Ferreira; o Comandante do 5º Distrito Naval, Almirante José Renato; o Diretor Financeiro do Conapra, Prático João Bosco; o Assessor Institucional do Conapra, Wilson Cruz; além de outras autoridades militares e civis.

A biblioteca do museu conta com 6 mil volumes, sendo 1.500 obras raras, como a primeira enciclopédia do Brasil, feita a mando de Dom Pedro II, em 1862, na França; as principais obras que tratam do Brasil Império; de todos os autores clássicos das duas grandes guerras mundiais etc.

Sobre o Centro Cultural

O Museu Naval completou dois anos de funcionamento, em julho, com a marca de 15 mil visitantes, e reúne um dos mais relevantes acervos da área fora do eixo Rio-SP, com 1.800 peças, entre elas o esboço do brasão da bandeira do Império, primeiro símbolo nacional; peças originais de Dom João VI, Dom Pedro I e Dom Pedro II; modelos de barcos usados na Guerra do Paraguai; instrumentos de navegação; entre outras.

O espaço abrigou o histórico Forte Santa Bárbara, do século XVIII, e foi sede da Capitania dos Portos de Santa Catarina, que teve Wilson Cruz, do Conapra, como um dos seus comandantes.

As visitas ao Centro Cultural são gratuitas e podem ser feitas das 10h às 17h, de terça a sábado.

Fonte: Conselho Nacional de Praticagem – Link: https://www.praticagemdobrasil.org.br/arquivos/9633