top of page

Diretoria da Fenapráticos

Efetivos:

Gustavo Henrique Alves Martins (Presidente)

Marcelo Campello Cajaty Gonçalves (Vice)

Carlos Alberto Rodrigues Barcellos (Diretor Administrativo)

Adonis dos Santos Passos Junior (Diretor Financeiro)

Pedro Henrique Parente Albuquerque (Diretor Institucional)

Suplentes da Diretoria: Ricardo Augusto Leite Falcão, Leonardo Freitas Falcão, Márcio Campello Cajaty Gonçalves, Marco Antonio Heggendorn Oliveira e Guido Bandeira Cajaty Gonçalves;

Conselho Fiscal:

Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva, Moacyr Antonio Moreira Bezerra e Leandro dos Santos Calderon

Suplentes do Conselho:

Vanessa das Graças Moraes, Bruno Bethlem de Amorim e Alexandre Koji Takimoto;

Delegados Representantes na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF)

Efetivos:

Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva e Ricardo Augusto Leite Falcão;

Suplentes:

Marcelo Campello Cajaty Gonçalves e Gustavo Henrique Alves Martins.

Diretor-Presidente do Conapra assume a Fenapráticos em janeiro

O Diretor-Presidente do Conapra, Prático Gustavo Henrique Alves Martins, foi eleito para mandato de três anos à frente da Federação Nacional dos Práticos (Fenapráticos), função que assume a partir de janeiro de 2020. Parte da atual diretoria continua na administração, entre eles o atual Presidente, Prático Otávio Fragoso, que vai para o Conselho Fiscal, e o Vice, Prático Marcelo Cajaty, que permanece no cargo.

A Fenapráticos representa os Práticos no âmbito trabalhista, enquanto o Conapra é a associação das entidades de Praticagem com foco no aprimoramento técnico da atividade e da qualidade do serviço. Além disso, o Conselho atende as demandas delegadas pela Autoridade Marítima (organizar o Curso de Atualização para Práticos; homologar as estações de Praticagem e as tripulações das lanchas de Prático; e realizar inspeções e laudos para homologação das lanchas pela Marinha).

O principal objetivo da Fenapráticos nos últimos três anos foi divulgar e implantar a estrutura sindical nas Zonas de Praticagem. Hoje, a Federação congrega nove sindicatos: Ceará, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande (RS), Santa Catarina, São Paulo e Pará. A meta é concluir esse processo, tendo sindicatos representando Práticos de todas as 21 ZPs do país.

– Uma das possibilidades a ser discutida é reunir estados com menor número de Práticos em um único sindicato. O importante é todos estarem representados – destaca o Presidente eleito.

Ele acrescenta que, após a obtenção do registro de todos os sindicatos, a próxima pauta da categoria pode ser a regulamentação da profissão. Atualmente, existem boas normas técnicas e de serviço aplicadas aos Práticos, porém, na esfera da Autoridade Marítima.

Veja como ficou a chapa eleita:

Diretoria

Efetivos: Gustavo Henrique Alves Martins (Presidente), Marcelo Campello Cajaty Gonçalves (Vice), Carlos Alberto Rodrigues Barcellos (Diretor Administrativo), Marcos Vinicius de Lima Martini (Diretor Financeiro) e Alexander Cristaldo Kreuger (Diretor Institucional);

Suplentes: Ricardo Augusto Leite Falcão, Evandro Simas Abi Saab, Márcio Campello Cajaty Gonçalves, Marco Antonio Heggendorn Oliveira e Guido Bandeira Cajaty Gonçalves;

Conselho Fiscal

Efetivos: Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva, Moacyr Antonio Moreira Bezerra e Leandro dos Santos Calderon;

Suplentes: Tomás Menezes Hatherly, Pedro Henrique Parente Albuquerque e Pedro Paulo de Alcantara;

Delegados Representantes na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF)

Efetivos: Otávio Augusto Fragoso Alves da Silva e Ricardo Augusto Leite Falcão (Diretor Institucional da CONTTMAF);

Suplentes: Marcelo Campello Cajaty Gonçalves e Evandro Simas Abi Saab.

bottom of page